sábado, 19 de junho de 2010

Geocaching @ Terceira

Neste sábado aproveitei o facto de o Pedro e a Clara terem carro para ir com eles conhecer um pouco da Terceira, aproveitando para efectuar as primeiras caches na ilha onde terei a base de operações durante 1 ano. A Carla Rego também se juntou à festa.
O dia começou cedo, pelas 9 horas, debaixo do nevoeiro matinal típico desta região de Portugal. Decidimos começar pelo Pico Alto. A caminhada começa numa zona florestal de Cryptomeria, para não variar (e muitas "conteiras" para chatear), mas rapidamente começamos a subir e por cada passo em direcção ao pico começamos a ver mais floresta laurissilva a aparecer. A névoa estava cada vez mais intensa à medida que chegamos ao topo pelo que vistas, foi mentira. Aproveitámos para tentar loggar a cache, que foi rapidamente encontrada. Depois da descida, altura para pausa para almoçar na zona florestal. Ah, uma coisa curiosa: junto a um início de trilho que se encontrava perto estava uma placa dos florestais que avisava as pessoas que o animal mais comum na zona é o Butio! Vimos muitos, juntamente com unicórnios e linces-ibéricos!
Anyway, de volta à ração de combate, nada como um pão com chouriço, uma peça de fruta e um chocolate, para estar pronto para mais uma subida. Desta feita, o alvo seria o Pico Gaspar, uma pequena caldeira no centro da ilha, que nos proporciona uma curtinha mas íngreme subida. Novamente, achámos a cache e ficámos um pouco a apreciar a caldeira, que se apresenta com bocadinhos de turfeira nalguns pontos e algumas Euphorbia stygiana (uma espécie endémica rara) nas zonas mais íngremes. Um ponto a revisitar mais tarde, quando houver mais capacidade fotográfica.
Depois do Pico Gaspar, ainda tentámos chegar ao ponto mais alto da Terceira, na Serra de Santa Bárbara, e até conseguimos, mas estava uma névoa tal que não se vía nada 5 metros à frente pelo que voltámos para trás. Para encher o tempo, fomos à Serreta visitar um miradouro e percorrer um pouco de um percurso pedestre que se encontrava perto, em direcção ao mar. Infelizmente, muito do percurso estava infestado de incenso.
No final da tarde, tínhamos ali um dia bem passado e agora era descansar para ir novamente até São Miguel amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário