sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cobra50 Serra de São Mamede (II)

Estava na altura de ir recolher os pitfall que deixámos no campo há coisa de 15 dias. Saímos (eu e a Sandra) na quinta-feira dia 27 de manhãzinha para baixo, mas não sem antes fazer um pequeno desvio até à Baixa da Banheira na margem Sul para devolver a lupa do chefe, já que a partir de segunda-feira vou começar um ano fora de casa, nos Açores. A viagem correu bem, e depois de entregar a lupa lá seguimos para a Serra de São Mamede.
Chegados ao plot de montado, foi um instante para recolher os pitfall. Só 3 ou 4 vertebrados caíram nos ditos, pelo que correu tudo bem. Aviados que estávamos dali, foi sair ao final da tarde, fazer umas compras e procurar um local para passar a noite. Apesar do parque de campismo mais perto de Portalegre estar mais perto, julgávamos ter visto uma placa de campismo em Santo António das Areias e, sem ter certezas, lá fomos (also, o de Portalegre estava fechado). Quando lá chegámos, estava lá o campismo de facto e correu tudo bem, armámos a tenda e descansámos até ao dia seguinte. A proximidade do plot da estepe era grande, quase que dava para chegar lá indo a pé, mas além de recolhermos as armadilhas ainda queria apanhar uma nova espécie para Portugal, pelo que ainda assim, upa de manhã para o campo. (a noite não foi das mais descansadas, havia um pássaro idiota qualquer a fazer barulho a noite toda, só parou ao amanhecer)
Já na estepe, ainda vimos uns bichos porreiros, entre os quais Nemoptera bipennis (Neuroptera), Cosmobunus granarius (Opilione) Buthus ibericus (escorpião), Eusparassus dufouri, maternidades de Pisaura mirabilis e a tal nova espécie para Portugal, da qual apanhámos adultos pela primeira vez, Hersiliola macullulata. Com as armadilhas recolhidas (algumas tinham sido destruídas por grandes mamíferos), seguimos para cima, com o sentimento de missão cumprida.
Como saímos de lá ainda ao início da tarde, aproveitámos para ir conhecer o castelo de Castelo de Vide, fazendo uma cache que se encontrava por lá. Vistas aproveitadas, cache encontrada e gelado comido, seguimos para cima pelo IP2 em direcção à A23. Pelo caminho mais duas (earth)caches feitas, uma em Alpalhão e outra perto de Tolosa, ambas envolvendo maciços graníticos com formas curiosas. Caches aviadas, bora para casa.
Agora é esperar até tempo de identificar todas as aranhas dos pitfall.
Foi uma boa saída de campo, realizada com bom timing e excelentes condições meteorológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário