terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Aranha? Não, Opilione!

Como já falei várias vezes nestes bicharocos, pode ter acontecido que o leitor se tenha apanhado desprevenido e tenha pensado "o que é um Opilione?"
Ora, um Opilione é um primo das Aranhas, sendo também pertencente à classe Arachnida (os Opiliones e as Aranhas pertencem a duas ordens distintas). Á primeira vista uma pessoa inexperiente no campo pode confundir o dito opilione com uma aranha. Tal como ela, tem 4 pares de patas, pedipalpos e quelíceras, mas, ao invés, as suas duas secções corporais (o prossoma e opistossoma) estão unidas numa só. Já as aranhas, possuem essas duas distintas secções bem visíveis, já que estão separadas por uma pequena junção, o pedicelo.
Os ingleses chamam a estes animais "harvestmen" porque antigamente se pensava que estes armazenavam comida para se juntarem em grandes grupos (podem ser encontradas grandes aglomerações de algumas espécies de Opiliones em locais húmidos e protegidos, mas provavelmente isso deve-se a factores ambientais ou de protecção contra predadores).
Ao contrário das aranhas, estes animais não possuem glândulas de veneno, não representando qualquer ameaça para um humano. A sua única defesa contra predadores são secreções repelentes que eles libertam por uns orifícios na frente do corpo.
A nível de formas que se podem encontrar e distinguir no campo, os mais comuns são os Phalangiidae e nomeadamente a espécie Phalangium opilio, que é ubiquista, e que tem normalmente o aspecto do Opilione no esquema seguinte. O corpo de um adulto deste tipo mede mais coisa menos coisa 7 mm, sendo as patas o que mais salta à vista. Também de patas compridas, mas com quelíceras grossas e grandes, existem os Ischyropsalis (família Ischyropsalididae, dizer à primeira sem gaguejar!), que parecem autênticas retro-escavadoras. Na viagem à Madeira, encontrámos alguns Ischyropsalis nos túneis da Levada do Caldeirão Verde, apanhei alguns na esperança que fosse uma espécie endémica, mas na verdade trata-se de I. hispanica, que fora introduzido na Madeira pelo Homem. Aqui uma macro em grande estilo de um I. hellwigi.No entanto, há também grupos mais pequenos, como os membros da família Nemastomatidae, que atingem tamanhos corporais de cerca de 3 ou 4 mm, e as suas patas qualquer coisa como 1 a 2 cm de comprimento. Aqui um Nemastoma na wikipédia. Também pequenos e de patas curtas existe um género muitíssimo comum em armadilhas pitfall, o género Homalenotus, cujas espécies não são normalmente de fácil identificação; estes pequenos Opiliones são característicos pelas suas protuberâncias espinhosas e por muitas vezes terem restos de sedimentos em cima do corpo. Ainda outro formato diferente destes curiosos animais é o presente na família Trogulidae, os opiliones achatados, que muitas vezes também se encontram com bocados de sedimento por cima do corpo: aqui um Trogulus.
A nível de diversidade este grupo não é tão diverso como as aranhas (>800 spp. em Portugal), rondando as 40 spp., sendo que como se trata de um grupo menos estudado que as aranhas, é provável senão certo que hajam mais espécies por relatar e por descrever.
Ah é verdade! Já me esquecia desta: não confundam os Pholcus phalangioides (uma aranha) que encontram nas vossas casas com Opiliones. Além das divisões do corpo, os Opiliones não fazem teia ao contrário das aranhas. E como o P. phalangioides também possui patas muito finas e compridas (e com tarsos pseudo-segmentados) esta é uma confusão habitual.
Bem, espero ter deixado algumas noções sobre estes parentes das aranhas. Não falei de todos os grupos que existem em Portugal, mas certamente que falei nos principais.

1 comentário:

  1. Hi

    I'm working on similar article for my blog regarding the different between Opiliones and Spiders (in Hebrew).

    Although I will use some photos of my for this mater I like to add a nice illustration as the first image in this post.

    Can I have permission to use this image or can I get the source for it?

    Tks
    Amir Weinstein
    Israel

    ResponderEliminar